quarta-feira, 10 de junho de 2009

MATERIA PORTAL RAP NACIONAL EDUARDO

O rapper Eduardo concedeu uma entrevista para o site rap da hora, nosso colaborador Thiago Bactéria FC transcreveu a entrevista. As questões foram elaboradas por membros de comunidades do orkut de fãs do grupo. Leia abaixo na integra.

Rap da Hora: Você citou recentemente que pretende fazer alguns trabalhos solos , seria o fim do facção Central ? E referente a esse trabalho , é possível que saia um CD solo do Eduardo ?

Eduardo: Tenho vários projetos em mente , mas uma coisa é dependente da outra , da mesma forma que eu to querendo fazer trabalho musicais ,to com trabalho literário praticamente pronto

O Erick 12 fez um som juntamente com o Hórus e nesse som ele fala muita coisa que lida sua saida do Facção Central , o que você acha dessas indiretas mano ? Tendo em vista que você citou em uma entrevista , que ele saiu por excesso de trabalho .

Eduardo: Mano o que eu posso dizer que só lido com direta , indireta não falo nada á respeito só falo a respeito de diretas , quem tem alguma coisa pra falar é só chegar e falar .

Eduardo , qual show marcou a vida do Facção Central ao longo dessa caminhada ?

Eduardo: Complicado , é vários shows nordeste é muito receptivo , Curitiba , Minas Gerais , é complicado cada show , isso depende de numero de publico , expectadores , as vezes você faz um show que tem 200 pessoas , mas o calor humano foi muito maior que show que tem 6 mil , 7 mil , 10 mil , é complicado dizer . Cada show é uma surpresa , o de hoje mesmo foi muito louco , entendeu ? O publico cantando do começo do show até a ultima musica na mó sintonia , entendeu ? O publico vibrante , complicado .

Alguns rappers respeitados , como o Aliado -G , ingressaram no ramo da politica e continuam passando as mensagens em seus rap´s , Eduardo existe a possibilidade de você um dia ocupar um cargo politico ? Se não , qual a sua visão sobre esses que estão no meio ?

Eduardo: Não a politica faz parte da nossa vida . nem sonho virar politico se a gente não tiver o nosso próprio representante , jamais vamos mudar o quadro , jamais vai mudar o jogo , entendeu ? Quem é ... quem que vai atender o interesse da favela ? Um representante autêntico da favela , é um cara que nasceu , que pisou na periferia , que vive , que convive com os problemas que atinge a favela , periferia a todo dia , a todo momento , então nada mais mais indicado como um rapper, Entendeu ? Eu não ficasse numa possibilidade , eu tinha .... Quando eu comecei no rap eu tinha um outro tipo de pensamento , hoje eu já entendo que o rap é a musica da revolução , precisa de algumas ferramentas e dominar a politica é essencial e no futuro quem sabe sim , der repente ta chegando num cargo politico sim , por quê faz parte , se a gente não buscar o que o nosso direito , não adianta esperar o playboy ter um curso de alto nivel e vai resolver revolucionar a vida do morador da periferia , por quê isso não vai acontecer .

Você tem algum receio de seu ouvintes não compreender as suas mensagens ? Já que nem todos tem acesso tão fácil a determinada interpretação ?

Eduardo: Claro , claro ! Pode ser por exemplo , a censura do Isto Aqui é uma Guerra , foi um alerta entendeu ? O que eu aprendi com aquilo ? Tenho quer ser mais explicito na hora de escrever , mais detalhista entendeu ? Tenho que deixar de maneira mais compreensivo , por quê tem varias pessoas , vários cérebros , vários manos consumindo ,então der repente , um entende , outro não entendi e a ultima coisa que você quer quando você escreve uma letra é que tenha dupla interpretação é que abra margem para que o playboy distorça para que o inimigo entendeu ? Invente uma história que acabe causando aquilo que ele esta algemando entendeu ? Então tenho essa preocupação todo mundo interprete , claro eu não sou perfeito entendeu ? Tento escrever da melhor maneira possível , tento ser mais claro possível , mas não sou perfeito , como todo mundo acontece um erro ou outro entendeu ? Tipo assim o que eu quero dizer com isso é que der repente um mano ou outro que não entendeu , não é só culpa desse mano , é culpa minha também que não consegui ser tão abrangente naquilo que quis passar pra ele entendeu ?

Eduardo , em questão de trabalho novo , você pode adiantar alguma coisa pra galera ?

Eduardo: O que eu adiantar é o livro que eu to escrevendo entendeu ? O livro é uma continua.. não diria uma continuação do rap , é meu pensamento de uma forma mais explicita , minha filosofia , minha ideologia , mas dentro do livro existe ela acontece mais abrangente , mais explicita , por quê o rap infelizmente o rap não esta dentro do entrendimento você tem que limitar informação dentro do compasso , dentro da musicalidade isso faz com o que você não consiga passar tudo que você quer de uma maniera que você quer entendeu ? Da maneira que você deseja e abre procedente como você falou , uma mal interpretação . O livro não , o livro é frio uma pagina branca , escrito em preto , testo conhecimento , fala de musica entendeu ? Normalmente ninguém fuma , ninguém cheira para ler um livro , entendeu ? Então tudo mundo cola ali , entendeu ? pra ler o bagulho na humildade e a intenção do livro é essa aê .

Clique aqui para baixar o audio original da entrevista

Nenhum comentário: